domingo, 14 de março de 2010

REIKI

IlustraçãoA história da humanidade se confunde com o desenvolvimento do pensamento científico. A medida que a ciência se desenvolve, antigos conhecimentos ditos "Ocultos" ou "Místicos" são explicados e nasce um novo fato científico.
No momento atual em que um novo milênio se anuncia torna-se cada vez mais imperativo uma leitura do homem e de sua relação com seu meio ambiente. bem como aparece a necessidade de uma definição mais ampla para antigos conceitos como FELICIDADE e CURA. Nesse quadro, os Processos Holísticos de manipulação de energia são cada vez mais solicitados no caminho do homem para sua Cura Integral.
Hoje, dia-a-dia mais Reikianos são iniciados no Brasil e no resto do mundo. Entre esses, muitos são profissionais vinculados ao Processo Científico, Artistas que buscam o aumento de sua criatividade, Mães em busca de maior conforto para os seus, ou seja, Reikianos permeiam todos os grupos sociais. Hoje, o Reiki já conta com o reconhecimento da OMS - Organização Mundial de Saúde como prática terapêutica reconhecida. Outro fator importante é a simplicidade de seu aprendizado, pois esse pode se dar através de Seminários de 8 horas de duração, dependendo da didática empregada.
Mais importante se faz frisar que um Reikiano não pode ser formado pelas práticas pedagógicas tradicionais. Para se tomar um Reikiano, é necessário que o aspirante passe pelo processo de iniciação, o qual só pode ser feito por um Mestre Habilitado. Claro fica que se pode aprender sobre o Reiki nesse WebSite, mas não praticar sem a iniciação.
DEFINIÇÃO
A palavra REIKI é de origem japonesa e resulta da união dos fonemas REI e KI. REI significa a força cósmica, a energia universal, a essência energética cósmica que a tudo interpenetra. KI é a energia da força vital, sem o KI não há vida.
Quando essas duas energias se encontram, a energia Cósmica com a nossa individual, forma-se o REIKI. Por isso, a iniciação é fundamental. Quando essa se dá, através da iniciação ou sintonização, forma-se o REIKI e o individuo toma-se um canal para o fluir da energia cósmica. Essa energia, que é urna energia inteligente, flui para onde seja necessário no local - momento ou a distância - no passado ou no futuro. Através de sua técnica de utilização, equilibra os sete principais CHACRAS (Centros de Captação e Transformação de Energia) distribuídos harmonicarnente entre a base da coluna e o ponto mais alto da cabeça.
Concluindo, a aplicação do REIKI é a captação e a utilização da energia cósmica que traz de volta o estado pleno de saúde, harmonia e felicidade como um instrumento de transformação e realização.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
  • Disponibilidade - O REIKI esta disponível a tantos quantos queiram utilizá-lo;
  • Simplicidade - Sua técnica é simples como o são todas as coisas verdadeiras a cada um de seus níveis pode ser passado em apenas algumas horas;
  • Durabilidade - Basta uma iniciação ou sintonização a estará disponível ao novo Reikiano pelo resto de sua vida;
  • Universalidade e Atemporalidade - Pode ser aplicado no local ou a distancia, no passado ou no futuro, possibilitando a atuação direta do Reikiano no Planeta, no Pais, sem fronteiras, indo para onde a para a época em que for enviado;
  • Energização - O REIKI não desgasta energéticamente o praticante, pois se utiliza da energia cósmica - REI a não da individual KI. Portanto o Reiki, quanto mais usado, mais energiza o Reikiano;
  • Equilíbrio e Desbloqueio - Equilibra energéticamente os CHACRAS, bem como remove bloqueios dos canais de circulação de energia;
  • Saúde - Promove o retorno ao estado original de saúde física, emocional, existencial a espiritual;
  • Diversidade - Pode ser aplicado nos reinos Animal, Vegetal, Mineral a Espiritual;
    Astrológicamente - Equilibra as energias através do use do Mapa Astrológico, inclusive possibilitando a resolução de situações Kármicas.
SEU FUNCIONAMENTO
Cada vez mais o pensamento ocidental afasta-se dos conceitos de análises estruturalistas onde estuda-se as partes por níveis para chegar ao conjunto. A Física Quântica mostra que tudo pode ser reduzido a energia e a sua manipulação. Vemos que a energia precede a matéria, igualmente como os pensamentos e emoções precedem a ação. Assim, aproximamo-nos cada vez mais dos conceitos orientais que declaram a energia como o princípio que, condensado, forma a matéria. Esse fato cientificamente nos é apresentado pela fórmula de Einstein (E = M x C2) que nos mostra a íntima ligação entre energia (E) e matéria (M). Milenarmente, a história mostra a transformação da energia moldando a matéria. Portanto, ENERGIA é a base de tudo, não existindo energia boa ou ruim.
Nos seres humanos a energia circula de forma livre pelos caminhos sutis: Chacras, Meridianos e Nadis. Também percorre nosso campo energético, nossa Aura. Essa energia alimenta órgãos a células, regulando ainda as funções vitais. Se há bloqueios na livre circulação energética, prejudicando o transito, advém o desequilíbrio e a conseqüência no corpo Físico. Esses bloqueios, ocorrem muitas vezes por excessos cometidos de naturezas diversas quando o corpo libera energias que produzem barreiras impedindo o fluxo de energia vital, atuando no corpo físico a criando doenças.
O REIKI se utiliza da energia cósmica que é abundante no Universo. Após a iniciação, essa energia passa a ser captada e os Chacras passam a ser dinamizados. Imediatamente após a iniciação, o Reikiano passa a ser um canal de energia cósmica que passa a aplicá-la e direcioná-la através das mãos, diluindo bloqueios energéticos e produzindo a cura.
A energia REIKI cura ao passar pelo bloqueio do campo energético, elevando o nível vibracional em todos os nossos corpos, dissolvendo barreiras formadas por nódulos originados em pensamentos e sentimentos prejudiciais, aumentando infinitamente a qualidade da vida.
Uma sessão de REIKI é um milagre de abundância: O recebedor puxa a energia que necessita, o REIKIANO é o canal de ligação e o Cosmos doa infinitamente. Por isso, quem quantifica a energia a ser recebida é o receptor a não o canal.
OS 5 PRINCÍPIOS
I - No dia de hoje, não sinta raiva e não fique zangado;
II - No dia de hoje, abandone suas preocupações;
III - No dia de hoje, agradeça suas bênçãos, respeite seus pais, mestres e os mais idosos;
IV - No dia de hoje, faça o seu trabalho honestamente;
V - No dia de hoje, mostre amor e respeito e seja gentil com todos os seres vivos.
A INICIAÇÃO
No início da história da humanidade o homem mantinha seus canais de circulação de energias intactos, mantendo seus instintos básicos de sobrevivência de forma genuína, o que gerava um estado de felicidade a harmonia pleno. Com o desenvolvimento, fomos esquecendo nossas origens, tornando-nos extremamente individualistas, evoluindo com sentimentos negativos de egoísmo e orgulho. Com isso, enfraquecemos os canais de ligação com a alma do todo, a energia cósmica, fragilizamos nossas ligações cósmicas a passamos a receber a quantidade de energia cósmica necessária a nossa qualidade de vida de forma cada vez mais parcial a reduzida. Isso culmina no estágio atual da humanidade onde recebemos a quantidade dessa energia ajustada apenas para a sobrevivência.
A INICIAÇÃO é uma cerimônia sagrada feita por um Mestre devidamente habilitado que restabelece o ser humano como um canal livre de energia a cria o Reikiano. Por isso a necessidade do Mestre, que recebe transmissões muito fortes de energia a esta apto a ativar, aplicar, iniciar a ensinar as outras pessoas.
Na INICIAÇÃO somos religados a energia vital do Universo. É um processo de sintonização ou ajustamento com a energia REIKI. É também um processo de comunhão entre nossos corpos físico, energéticos e o Todo. Na INICIAÇÃO, todos os canais de força são ativados, os responsáveis pela captação e distribuição de nossa energia são reativados e passam a funcionar na sua forma original, na sua vocação plena, restaurando o poder de curar a harmonizar , a nós e aos que tocamos. Realizada a INICIAÇÃO, os Canais de Energia estarão abertos para toda a vida. Com a iniciação as mãos irradiam vibrações que fluem através da cabeça, quando em contato com áreas em desarmonia. As mãos estarão prontas para proporcionar Cura, Transformação e Realização.
Esse processo é complementado através do use de uma combinação de Yantras - formas - e Mantras - sons de alto poder vibratório - que potencializam energias e quebram limitações de tempo e espaço. A INICIAÇÃo ativa os Centros Energéticos Superiores (CHACRAS), aumentando e transformando nossas vibrações e frequência, fazendo com que passemos a trabalhar em níveis mais elevados. Nesse processo, nosso centro passa do Plexo Solar para o Chacra do coração.
A INICIAÇÃO do Nível 1 faz o corpo físico receptivo e grande energia vital que recebe. Nessa INICIAÇÃO ocorrem 4 sintonizações que potencializam a vibração dos 4 Centros Centros Energéticos ( Chacras ) superiores do ser humano.
Na 1ª sintonização são harmonizados o Coração e o Timo, e simultaneamente o Chacra do Coração é sintonizado ao corpo etérico.
A 2ª sintonização afeta a tireóide e ajuda a abrir o Chacra da Garganta , nosso Centro de Comunicação.
A 3ª sintonização afeta o terceiro olho, a glândula pituitária, nosso Centro de alta intuição e consciência, assim como o hipotálamo que funciona nas atividades referentes ao controle e a temperatura do corpo.
A 4ª sintonização aumenta a abertura do Chacra Coronário, nossa ligação com a consciência espiritual a corresponde a nossa glândula Pineal. Essa sintonização complementa o processo, sela o canal aberto para que fique aberto pelo resto da vida, mesmo que por durante longo tempo não seja usado.
Durante a iniciação podem ser sentidas muitas sensações, pode-se ver outras vidas, outros mestres, locais, cores, caminhos, dentre outros fenômenos.
LINHAGEM
Após a iniciações você passa a fazer parte de uma linhagem de mestres e é muito importante conhecer essa linhagem:
PRIMEIRA E SEGUNDA LINHAGEM SISTEMAS USUI, TIBETANO E KAHUNA
MIKAO USUI
CHUJIRO HAYASHI
HAWAYO TAKATA
PHYLLIS LEI FURUMOTO
PAT JACKCAROL FARMER
CHERIE A. PRASHNLEAN SMITH
WILLIAM LEE HAND
JOHNNY DE’CARLI
ANTONIO C. B. P. DE MELO - ZANON MELO
VOCÊ
TERCEIRA LINHAGEM SISTEMA OSHO REIKI
MIKAO USUI
CHUJIRO HAYASHI
HAWAYO TAKATA
PHYLLIS LEI FURUMOTO
PREMJUK
UPASANA
RAJ PETTER
JAY J. FALK
LORE PANTLEN
MICHAEL PRGOMET
JOHNNY DE’ CARLY
ZANON MELO
VOCÊ
QUARTA LINHAGEM SISTEMA TRADICIONAL JAPONÊS
MIKAO USUI
ZYUZABURO USHIDA
KANISHI TAKETOMI
TOYOKAZU WANAMI
KIMIKO KOYAMA
DOI HIROSHI
FUMINORI AOKI
JOHNNY DE’CARLY
ZANON MELO
VOCÊ
OS NÍVEIS DO REIKI
O Dr. Mikao Usui nos legou três graus de Reiki que devem ser mantidos intactos em sua essência. Cada nível é ativado por iniciações a são independentes entre si, ou seja, o aluno que recebe o 1º nível pode parar ou aprender os outros níveis de acordo com sua conveniência.
Nível 1 ou Físico - O Despertar - Nesse nível, também chamado de físico, a transmissão da energia REIKI 1 acontece pelo contato direto através das mãos do Terapeuta para o Paciente. Os iniciados nesse nível podem captar a energia cósmica através das mãos apenas colocando as mãos naqueles que devem recebe-la, sejam outras pessoas, em si próprio, animais ou plantas. Nesse nível, o tratamento completo ou auto-tratamento leva de 60 a 90 minutos.
Nível 2 ou Mental - A Transformação - Nesse nível, também chamado de mental, o iniciado ira trabalhar com situações mentais e emocionais. Na sua iniciação são utilizados os 3 símbolos sagrados do REIKI, que são ensinados e sintonizados nas mãos do participante. Nesse nível, as diferentes situações que serão vivenciadas determinam a combinação que faremos com esses símbolos. O segundo nível é feito quando se sente uma necessidade maior de crescimento e de um maior conhecimento com relação a energia. A iniciação nesse nível fornece um salto no nível vibratório no mínimo 2 vezes maior do que experimentamos no nível 1. Nesse nível são usados símbolos sagrados para o envio da energia a distancia, ao passado a ao futuro. Nesse nível, a ênfase recai no corpo sutil ( mental/emocional) e não no corpo físico. Nesse período, o processo de limpeza pode variar entre 21 dias e 4 meses. No nível 2 o tempo necessário para as aplicações da energia Reiki se reduz substancialmente, mais ou menos 15 minutos para aplicação a distancia. Também aplicado o nível 2 no corpo físico, a energia passa a ser muito potencializada, trabalhando em grande intensidade. Nesse nível, revemos nossa forma de conceitual tempo e espaço, pois com os símbolos passamos a trabalhar no continuum de tempo a espaço.
Nível 3 - A ou Consciência ( A Realização ) - Esse é o grau de mestre interior ou consciência. Nesse nível, o aluno recebe o símbolo do Mestre e pode realizar na vida seus desejos e sonhos. Nesse nível, que manipula uma quantidade de energia muito forte, o aluno recebe um símbolo sagrado que potencializa, ampliando e intensificando os efeitos dos símbolos recebidos no 2º nível, capacitando-o a harmonizar e curar um grande número de pessoas, uma multidão, estados a países. Nesse nível, o aluno pode tocar seu próprio Karma e encontrar sua verdade mais interna.
Nível 3 - B ou Mestrado - É o nível também chamado de Espiritual ou do Mestre. Nesse nível o REIKI é estudado detalhadamente. É o nível que habilita a iniciar e ensinar o REIKI as outras pessoas.
O CONCEITO HOLÍSTICO
"HOLÍSTICO" deriva do vocábulo grego "HOLOS", que traz em si a idéia do todo. Então o conceito de visão holística indica a visão total, do todo, por inteiro. É uma visão sistêmica, em que tudo se relaciona a influencia, de tal forma que por menor que seja a atuação ou o fenômeno, esse ira atingir o todo. Na saúde, a visão de grande pane das pessoas, ainda hoje, é influenciada pelo mecanicismo a pelo relacionamento causa efeito, achando que as reações físicas tem em sua base apenas uma causa física. Isso é até fácil de se entender: a princípio, torna-se mais fácil explicar o universo a avaliar as situações dessa forma. Por isso, tantos hoje procuram profissionais, principalmente na área de saúde, como procuram um mecânico de automóveis, querendo reparos mecânicos, físicos a imediatos.
Albert Einstein nos trouxe com suas teorias, mudanças em nossa forma de pensar - A Visão holística - tão antiga no oriente e, tão jovem no Ocidente. A física atômica apresenta a matéria como composta de átomos, a esses de partículas atômicas como prótons, neutrons a elétrons. a partir daí foram descobertas partículas subatômicas ainda menores: o "quanta" com formas de ondas ou energias.
A Teoria da Relatividade e a equação E = M x C2 (E = Energia, M = massa dos corpos físicos e C = a velocidade da luz) nos apresenta Massa a Energia como uma única realidade. Então nós não podemos ser comparados a um sistema mecânico montável a desmontável, no todo ou em parte. Nós somos parte de um sistema energético, composto de diversas partes palpáveis a não palpáveis que estão a se mantém unidas entre si a com o todo do universo. Comparado com o todo, qualquer coisa seria menos que um grão, mas sem essa coisa, não haveria esse todo. Essa é a forma holística de se ver.
OS CHACRAS
CHACRA é uma palavra sânscrita, significa RODA. São Centros Energéticos responsáveis pelo fluxo de energia em nossos corpos. Sua função primordial é captar o REI - A Energia Universal - metabolizá-la, alimentar nossa AURA, a emitir energia ao exterior. São vistos no ocidente como pequenos cones, vórtices giratórios em movimento constante, que funcionam como veículos de conexão energética, ligando o corpo físico aos corpos superiores, captando a expulsando energia. Num ser humano comum, possuem um diâmetro de 5 a 10 cm. Possuem diversas funções e é através deles que perdemos energias quando em sofrimento físico ou emocional. Também podem ser considerados veículos através dos quais a energia REIKi passa dos planos superiores para o físico. Escritos antigos falam de 88.000 Chacras, o que vale dizer que todos os pontos do corpo são sensíveis energeticamente. Mas, para nosso uso, no REIKI, abordaremos apenas os 7 principais localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça, a que se ligam a nossa AURA. Desses sete Chacras, 2 tem apenas um acesso, o 1º e o 7º, enquanto os outros são duplos, apresentando acessos anteriores e posteriores. Quando esses CHACRAS estão funcionando perfeitamente, ha a perfeita saúde; A abertura de todos é a evolução ou iluminação. O REIKI é uma técnica de abertura dos CHACRAS, ou seja, de iluminação. Seu tamanho, depende do desenvolvimento espiritual a das vibrações que emitimos, sendo grandes, vibrantes, brilhantes a translúcidos atingindo 20 cm de diâmetro nos espiritualmente desenvolvidos. Nesses, os CHACRAS canalizam mais energia vital, por isso, facilitam o desenvolvimento das faculdades psíquicas. Nos mais materialistas, com vibrações mais primitivas, suas cores são mais opacas, escuras, sendo seu diâmetro mais reduzido.
Atuam nos canais energéticos, na intercessão dos meridianos ( veículos de fluxo energético ), com um movimento giratório que varia de acordo com a predominância sexual. Assim, nas pessoas sexualmente ativas a dominadoras o CHACRA Básico gira para a direita. Naquelas com uma postura mais passiva a dominada, mais receptivas, mais emocionais, esse CHACRA gira para a esquerda. Na aplicação do REIKI, quando a energia flui para um determinado CHACRA indica a necessidade de energia nesse ponto. Então, conhecendo as funções, você pode ajudar de uma melhor forma, entendendo como a pessoa se relaciona com a vida.
Quando ha uma obstrução no livre circular da energia, ou num CHACRA ocorrem dificuldades várias. Isso acontece, pois essas dificuldades tem sua origem nos corpos Áuricos, seguindo até tocarem o físico. Aí, se manifesta o desconforto e, consequentemente a doença física. Essa enfermidade nos é indicada na AURA pela cor marrom. A seguir, apresentamos uma descrição das características dos 7 principais CHACRAS.
Figura 1
Formação de bloqueios nos Chacras a dissolução com o REIKI - Os sentimentos a pensamentos negativos, formam bloqueios ou nós energéticos que se fixam originalmente nos Chacras, fazendo com que as energias não fluam, prejudicando mais a mais nossa qualidade de vida. Como os Chacras "Entupidos"não podem irradiar as energias de forma correta, são forçados para se compensarem, a uma atividade exagerada para a manutenção das energias a nível satisfatório. Com o REIKI, dissolvemos esses bloqueios. O REIKI dissolve esses bloqueios, percorrendo os meridianos, canais elétricos, Nadis a Chacras, de forma gradual a uniforme. Durante esse processo de limpeza, onde ocorre o expurgo, as energias bloqueadas dissolvidas voltam a nossa mente consciente, levando-nos a cena onde vivenciamos a situação ou o evento gerador do bloqueio. Muitas vezes, ressentimentos, magoas , e até doenças fÍsicas que não tiveram seu molde energético totalmente destruídos, podem se manifestar como sintomas de dissolução. E então, muitas vezes, achamos que pioramos.



fonte http://www.portalcosmico.com.br/portal.asp?page=reiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Visualizações de página do mês passado

Páginas