terça-feira, 17 de maio de 2011

Universo Xamânico


Atualmente o xamanismo pode ser dividido em duas escolas. O xamanismo tradicional*que segue as tradições nativas e *o neo-xamanismo que adapta a essência com práticas terapêuticas e de linhas diversas numa realidade urbana. O xamanismo cobre práticas de cura de ancestrais primitivos e indígenas ao redor do mundo. Gosto de trabalhar num conceito de Xamanismo Universal, que une o xamanismo tradicional e o neo-xamanismo num só movimento para uma " Nova Consciência", fazendo conexões entre os conhecimentos esotéricos do Oriente e do Ocidente, sem cair na xenofobia dos povos do passado e nem na banalização típica de muitos movimentos New Age. Atualmente muitos xamãs, inclusive no Peru, rezam para Cristo e aceitam que Jesus foi um Xamã Iluminado. Podemos numa abordagem mais abrangente dizer que a Doutrina Santo Daime é um xamanismo cristão, assim como a Native American Church nos EUA, a Umbanda , a União do Vegetal, a Barquinha, o Catimbó, os cerimoniais com cogumelos de Maria Sabina, e outros. Existem traços do xamanismo em todas as religiões: no Budismo Tibetano, no Judaísmo, no Tantrismo, no Cristianismo. Isso torna muito desafiante a tarefa de separar o que é e o que não é xamanismo, pois tudo está conectado!
Quando percebemos a conexão Universal entre nós e todos os que viveram e que estamos todos ligados, conectados, compreendemos que todas as histórias fazem parte da nossa história. A consciência da conexão é vital ao aprendizado da convivência mútua. Ninguém vence sozinho. Todos temos a necessidade de nos conectar com algo fora de nós, com nossos companheiros de caminhada e com algo maior que nós todos.
No xamanismo, procuramos aprender com as vozes dos ancestrais, dos velhos, das tradições, das crenças.
Esse aprendizado é básico para podermos traçar o mapa de nosso caminho de acordo com o livre arbítrio.

A Busca


Neste momento deixe de lado idéias pré-concebidas.Tente ir além do raciocínio para chegar até aquela parte de você que te conduziu para este site e para a leitura desta página. img
Estou me referindo à necessidade de* buscar* a expansão da sua consciência, seu "Espaço Sagrado", onde você se reconhece como Ser Universal, que pede por clareza, que sabe que precisa transformar a sua vida, conhecer o propósito de sua alma. Isto é o que, das profundezas de Seu Ser, faz você continuar esta leitura.
Não posso transformar a sua vida. Só você mesmo poderá fazer isto. O que posso, é mostrar como abrir canais para que você descubra quais são as transformações necessárias ao Seu Ser, para caminhar na beleza e amor na Roda da Vida, para você seguir o caminho do seu coração e tocar em sua própria verdade conscientemente
Sou um companheiro de viagem, que ajudo a despertar a beleza e a consciência do que, no fundo você já possui, usando o meu amor e compartilhando ensinamentos que transformaram a minha vida.
O xamanismo é a magia natural. É uma abordagem que a sociedade nos tirou. É a busca tradicional do auto-conhecimento, da cura e do poder pessoal. Sua pratica possibilita navegar na consciência individual e coletiva, onde você reconhecerá as manifestações espirituais da natureza e de toda a "Criação Divina ".
As práticas xamânicas permitem ao espírito humano harmonizar-se com toda a Criação.
Você que faz esta leitura está observando as rápidas mudanças no Mundo :
Só com fé e coragem, é que poderemos enfrentar as grandes mudanças.Para isso precisamos de algo verdadeiro, simples e eficiente, para poder atravessar as águas das emoções que acompanham as transformações, e o crescimento que advém das crises pessoais.
A humanidade tem buscado em livros, ensinamentos, filosofias, religiões; algo que na realidade não sabe bem o que é. Vou arriscar alguns palpites:

verdade
felicidade 
liberdade 
beleza 
prosperidade
paz
amor
DEUS

Esta breve leitura é também para quem está com a alma cansada, e quase sem esperança. àquele que um dia percebeu um pequeno FLASH de luz, achando que já estava iluminado, e depois percebeu que era ilusão. Também é para quem um dia achou um mestre que poderia lhe trazer a iluminação e, depois você descobriu que por trás desse mestre também existia uma personalidade humana com suas falhas e defeitos, tal como você.
O xamanismo não é religião. Ele nos religa a uma fonte de sabedoria superior. Conduz o praticante para descobrir o seu papel, sua finalidade na vida, sua evolução. Propicia uma nova inspiração, uma nova visão do viver e de tudo o que foi vivido, mostrando maneiras de se harmonizar com os acontecimentos naturais da vida.
Você está bem próximo de sua busca. Sua procura está dentro de você e, essa é a parte que te conduziu a leitura desta página.
O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade. Hoje médicos, advogados, donas de casa, psicólogos, espiritualistas, místicos, estudantes, executivos, e pessoas das mais variadas crenças estão estudando e aplicando o xamanismo.
img
Os rápidos resultados, introvisões de profundo significado, o contato com realidades ocultas, a obtenção de auto-conhecimento, a busca do poder pessoal, contribuem para o interêsse nas práticas. O xamanismo é um conjunto de crenças ancestrais. Sua prática estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio, saúde.Propicia tranquilidade, paz, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual.
O xamã pode ser homem ou mulher. É o mago, o curandeiro, o bruxo, o médico, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o lider espiritual, etc.
Ele é o explorador da consciência humana. O praticante é levado a sair do torpor convencional, reconhecendo os seus limites, a sua limitada visão pessoal do mundo, buscando um plano mais universal.
Através de um chamado interior ele vive um confronto existencial que o força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação.
Reforçando a coragem e a determinação, o praticante mobilizado por visões, introvisões e vivências, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida. O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta.
Praticar xamanismo é ir em busca da excelência espiritual, é enxergar a realidade existente por trás dos conceitos, é se harmonizar com as marés naturais da vida. É trilhar o Caminho Sagrado, atravessando os portais da mente, das emoções, do corpo e do espírito.
A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado. O praticante compreende o "Espírito Essencial" que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres. Ele sabe quem ele é , e como se relaciona com o Universo.
O reconhecimento do caminho da verdade vem da expansão da consciência e a compreensão que o verdadeiro poder está dentro de cada praticante, e provém do desenvolvimento de seus próprios dons.
Hoje, no Planeta, a vibração está mais alta do que nunca. As pessoas se preocupam cada vez mais com o autoconhecimento e fazem a sí mesmo uma pergunta : "O que eu realmente devo fazer na vida?"Nesta busca deparam-se com barreiras, seja com relacionamentos, trabalho, saúde, carreira e etc.
O maior obstáculo para o crescimento é a inércia, que cria a insensibilidade, pois priva o indivíduo de novas possibilidades, cria passividade com relação à vida. Cria falta de vitalidade, limita a criatividade e predispõe ao papel de vítima. A consciência se limita a fugir, a ter medo.
A vítima fica sempre vivendo as sombras do passado e com medo do futuro.
As práticas xamânicas compelem a mente a viver dentro do coração, até que a mente ignorante seja destruída. Isso se manifesta quando o ser se revela espontaneamente.
img
Na verdade, o antigo modo de viver acaba, abrindo caminho para um jeito mais consciente.
Quando se aproxima o verdadeiro propósito da alma, tudo da natureza interior vem a tona. A pessoa entra em um processo mais rápido de transformação pessoal. Quando convidamos o amor para despertar poderes mais profundos, trabalhar nos desafios torna-se uma aventura.
O praticante explora a estrutura de sua própria consciência e vai compreendendo como os fatos acontecem na sua vida, deixando de ser vítima das circunstâncias. Sente-se inspirado pelos desafios e aprende a utilizar a energia de forma a caminhar no Amor - Paz e Luz.
Praticando a sabedoria das antigas tradições adaptadas ao mundo atual e ao estado atual da alma humana.
O trabalho é feito com tambores, canções, meditações, instrumentos de poder, danças, respirações, visualizações, estórias, vivências e muito, muito amor.


As práticas xamânicas permitem ao espírito humano harmonizar-se com toda a Criação.Você que faz esta leitura está observando os acontecimentos no Mundo,e só com fé e coragem, é que poderemos enfrentar os grandes desafios Para isso precisamos de algo que possamos aplicar no dia-a-dia. Simples e eficiente, para poder navegar nas águas das emoções que acompanham os desafios da vida, e o crescimento que advém das crises pessoais.
O xamanismo nos religa a uma fonte de sabedoria superior. Conduz o praticante a descobrir o seu papel, sua finalidade na vida, sua evolução. Propicia uma nova inspiração, uma nova visão do viver e de tudo o que foi vivido, mostrando maneiras de se harmonizar com os acontecimentos naturais da vida.
Estamos diante do grande desafio de tecer teias que integrem a realidade ecológica , com nossas comunidades. A "Obra da Criação" perpetua-se através do homem. A cada dia estamos criando um Mundo Novo, atraves da cadeia de pensamentos, palavras e atos. O que estivermos fazendo à Terra, estaremos fazendo a nós mesmos e às gerações futuras. Respeitar a Terra é respeitar o seu Criador. Quando sentirmos a religação entre todas as coisas vivas e as que já passaram sobre a Terra, assim, compreenderemos que todas as histórias fazem parte da nossa história. Tudo está conectado.
A magia está dentro de nós mesmos. Só a busca interior, nos faz entender os processos que retardam a nossa caminhada, para que possamos efetuar as transformações necessárias para seguirmos no "Caminho da Beleza"
img

No terceiro Milênio, assistimos à tradição xamânica reafirmar o seu valor no despertar do homem que busca a sua essência.
Quando comecei a compartilhar os ensinamentos que recebí no xamanismo, tinha uma certa dificuldade na palavra curso.
Pois um curso implica em certificado. E como eu poderia passar um ceritificado por escrito, se eu mesmo nunca havia recebido um ?
O Grande certificado que o xamanismo dá, é a aplicação prática no dia-a-dia. São as transformações que, a sua prática, provoca na vida do iniciante.
Os estudiosos de xamanismo, mais fundamentalistas, banalizam as práticas neo-xamânicas, assim como o xamanismo tradional foi desprezado pela ciência e pelas religiões.
Nós estamos em outro patamar histórico. Não podemos negar o desenvolvimento da mente humana, das terapias, da ciência e nem as técnicas empregadas pelos nossos ancestrais que tanbto conhecimento trouxeram à humanidade.
Estamos vivendo a possibilidade de uma "Ressacralização da Consciência" e obtermos mais ferramentas para enfrentar os males da alma humana, integrar o homem à natureza, evitar catástrofes ecológicas, melhorar nossa qualidade de vida.
Meu estudo propõe um "Xamanismo Aplicado", ou seja algo que você possa viver no dia-a-dia.
De nada adianta o praticante apenas viver um fim-de-semana na natureza, fazendo práticas mirabolantes, se não consegue aplicar na sua vida, no dia seguinte, se não causa transformações no modo de pensar e de agir.
Fazendo conexões entre os conhecimentos espirituais do Oriente e do Ocidente, da terapia à pajelança, do paganismo a ética cristã, o *Xamanismo Universa*l é um caminho alternativo. Um xamanismo aplicado para o Novo Milênio, onde as práticas arcaicas e atuais se interagem e se respeitam.
Que esta corrente de consciência se expanda, para que possamos influenciar na paz, os líderes e governantes deste Planeta procurando plantar uma semente de amor nos corações das pessoas . Sabemos que a melhor maneira de agradar o Criador, é respeitando, honrando, e preservando a sua Criação.
A Terra é um ser vivo. A Mãe que alimenta todas as criaturas.
Convido você que busca a sí próprio, para juntos voarmos nos Caminhos Sagrados.


Sagrado



img

Pra iluminar nosso caminho
É preciso ir buscar
A Deus do Céu que é soberano
Eterna Fonte Criadora
 
A pura Luz do Amor Divino
Que está dentro de nós
 
Saber que existe uma família
No mundo Celestial
 
Que a Terra é a nossa mãe
Que nos nutre e nos sustenta
Nos recebe a cada vida
E acolhe a carne em cada morte
 
Fazemos parte da família
Da verdade universal
 
Tem o avô Sol e a avó Lua
O Oceano e Florestas
Montanhas, Rios e Cachoeiras
A todos devemos honrar
 
Todas as formas de beleza
É preciso respeitar
Em todas formas de vida
Em cada uma há uma missão
E todas juntas formam o Todo
Todas as nossas relações
 
O importante na missão
É saber quem você é
 
Porque você está aqui
Aonde você tem que ir
Agora mesmo aonde está
E o que precisa pra chegar
 
Eis o caminho sagrado
Que quero lhe apresentar
 
Saiba que tudo é sagrado
Onde há vida está Deus
Desde um inseto ou rastejante
Até os queridos seus
 
O Vento, a Água, a Terra e o Fogo
Eu venho agora invocar
 
O Vento traz  sabedoria
Na Água flui as emoções
A Terra dá a intuição
Fogo Luz Espiritual
 
Força do Raio e Trovão
No firmamento a anunciar
 
Que o poder está em nós
Poder pra tudo transformar
Pra receber este Poder
É preciso se ligar
 
Se ligar com seu espírito
Sua essência divinal
 
Saber que existe um coletivo
Uma mente universal
Purificando o pensamento
Não pensando nenhum mal
 
Eu tenho a Força, eu sinto a Força
Dentro deste ritual
 
E a esta Força eu agradeço
E a este mundo do Astral
E a vós eu mando meu Amor
Que é minha Força principal
 
Dou viva a Deus-Pai-Mãe e Filho
Viva irmão, minha irmã
 
Dou viva a todos os três reinos
O Animal e o Mineral
Vegetal e a mim mesmo
Seres do Reino elemental

(Canalização : Léo Artése)




Para quem busca


O mais importante é que, através de práticas xamânicas conseguimos nos conectar com nossos mitos, símbolos, nossa verdade interior. Conseguimos expandir a nossa percepção, para ir aos mistérios que estão guardados em nós mesmos.
Aprendemos a sentir, ver e ouvir a energia. Nos religamos com o sagrado e com a fonte criativa de tudo o que nos acontece.
Através da consciência ordinária, não conseguimos alcançar níveis profundos do nosso ser, seria como tentar sintonizar uma estação de frequência modulada (FM) com um radinho AM.
Existem diversas técnicas ou rituais para se chegar a estados mais profundos de consciência, dentre elas destaco os tambores.
Tambores.jpg O Tambor é considerado universalmente como um instrumento indispensável do xamanismo. É o veículo pelo qual os xamãs fazem suas viagens a outros mundos. Os nativos associam o toque do tambor às batidas do coração da Mãe Terra e também ao som do útero.
O seu batimento monótono ( 150 a 200 batidas por minuto), emitem uma vibração semelhante ao aparelho de eletroencefalograma, emitindo sons de baixa frequência, produzindo modificações no sistema nervoso.
Também pode chegar-se ao EAC, através de danças, que depois de um longo período, libera endorfinas. Jejuns, respirações, posturas corporais, tendas de suor, cantos, sacrifícios corporais também produzem EAC.
A forma mais poderosa que conheço para chegar ao EAC é através de Plantas Sagradas. São chamadas, por ignorantes, de plantas psicodélicas, alucinógenos,´drogas, etc. Fato esse compreensível pois quem as rotula dessa forma, provavelmente nunca teve a coragem de conhecê-las realmente.
As plantas de poder aumentam a percepção, a acuidade visual e auditiva, e transportam o praticante para outras camadas vibracionais ou dimensões.
Os cuidados a serem tomados, são os mesmos de qualquer busca. Saber da idoneidade e dos propósitos dos condutores, lembrando que por trás de líderes espirituais, gurus, etc; também existe uma personalidade humana com defeitos. No caso de Plantas de Poder, procure uma instituição legal, tais como ; O Santo daime, A UDV ( União do Vegetal ), a Barquinha, não se arrisque com curiosos. Ou então com um xamã que tem notoriedade no uso das Plantas Maestras.
O xamã, não se autoproclama. Ele é chamado para suas tarefas espirituais, passa por treinamentos e então é reconhecido pelas pessoas de sua comunidade.Trata-se de um sacerdócio. É uma missão de utilidade pública.
A iniciação tem um fundamento nas bênçãos recebidas pelos instrutores que passam uma espécie de "autorização espiritual" para conduzir cerimônias. Isso é honrar o conhecimento e não usurpar, e nem banalizar o processo de iniciação espiritual
Várias pessoas se denominam, mas o que determina é o trabalho espiritual. Tem gente que se denomina ator político, técnico de futebol, terapeuta, professor. Tem gente que se denomina espiritualista. Tem gente que se denomina Pai-de-Santo. Enfim, no xamanismo também!
Há pessoas que se autodenominam xamãs, que no final das contas aprenderam alguns conceitos, nunca foram numa floresta, nunca foram a estados profundos de consciência, mas estão dando aulas e onduzindo cerimônias. Fuja daqueles que se consideram mestres. São pessoas que geralmente se apoiam em "vidas passadas". Dizem ter sido xamãs em vidas passadas, reencarnações nativas poderosas para compensar seu pouco conhecimento nesta vida, que é o que vale.
É uma iniciação séria e não uma prática, que se aprende em um final de semana. Um xamã transformou a sua vida, conseguiu a sua cura através de profundos processos de morte e renascimento, lidou com perdas, enfrentou entidades, enfrentou sua própria sombra, e obteve o conhecimento essencial e o reconhecimento de seus instrutores para poder compartilhar com os outros.
Lembro também que xamanismo não é só praticas de rituais e cerimônias, e sim uma forma de vida, uma nova visão do mundo, que se aplica, primeiramente no condutor. São anos de preparação.
Ninguém, entretanto, precisa ser um xamã para praticar xamanismo. Você pode ir à missa, sem se tornar um padre. Ser xamã Implica em iniciações e transformações de profundo significado que visam preparar o aprendiz para ajudar o próximo, e passar a sua vida nisso. Não são todos os que estão preparados para abrirem suas vidas para se dedicarem verdadeiramente ao outro. Não se aprende a ser xamã em salões de espaços esotéricos. Neles você encontrará as práticas xamânicas, que lhe colocarão em contato com a egrégora, isto, se o condutor for realmente um iniciado e não um oportunista que nunca se entregou a processos de morte e transformação e só fez o caminho das flores sem tocar nos espinhos. No xamanismo também aprendemos a lidar com o Mundo da ilusão.
Perante a sociedade atual em que vivemos é a mesma coisa. Não basta ter conhecimentos médicos, se a sociedade não dá um diploma não é possível exercer a medicina de forma legal. Não basta ter conhecimento sobre as emoções, se não receber um diploma, ou melhor, se não há uma formatura, é possível ser conselheiro, mas não psicólogo ou psiquiatra. Tudo que é sério requer um ritual de passagem, uma iniciação. Muitos buscadores percebem um pequeno FLASH de luz, achando que já estão iluminados, e depois percebem, com ocorrências na sua própria vida, o que é ilusão do poder.
As tradições, as escolas iniciáticas, as religiões, as organizações, garantem que o trabalho do ego esteja dentro de uma unidade. Ou seja, não vai da cabeça de cada um que já se acha pronto, e sim, passo a passo, após uma busca incansável e dedicação, e a confiança na continuidade do trabalho espiritual. É assim nas Escolas Iniciáticas, nas artes marciais, nas escolas de formação educacional, nos esportes, na vida profissional... Alguns Mestres Espirituais já vieram prontos como Jesus, Buda, Lao Tsé e também passaram por seus aprendizados.
Não procure ninguém diplomado em xamanismo, pois quem dá esse diploma é o próprio Universo. O certificado é a história da vida de quem é um condutor sério e bem intencionado, num mundo onde tudo é banalizado.
Está além dos rituais é um jeito de viver .Ser um xamã é abraçar um sacerdócio, não é um trabalho somente terapêutico, é uma caridade de alto risco, é assumir uma responsabilidade com o Universo de viver em harmonia com a natureza, de ajudar o próximo, de transformar o ambiente em que vive, de ser aparelho de transformações nas pessoas que dele se aproximam. Uma mudança radical, profunda, verdadeira.
Ser xamã não é uma profissão, é um dom.

Xamanismo "De Graça"


img O xamanismo não é de graça, embora existam algumas atividades francas. Em lugar nenhum, do mundo é de graça. Muitas pessoas fazem essa confusão. O xamanismo não é religião, mas todas as religiões cobram de sua maneira (dízimos, doações, cerimônias, etc).
Xamanismo é troca. É muito comum trocar presentes. Na nossa sociedade a troca é o dinheiro. O Pajé Sapaim dos Kamayurás, por exemplo, recebe conchas na tribo e quando vem para os centros urbanos recebe dinheiro. Os xamãs, nas comunidades recebem vários presentes em trocas (pedras, alimentos, animais.jóias, etc), além de outros privilégios.

Infelizmente não vivemos num mundo que troca comidas, roupas por preces, orações. Nem a escola de nossos filhos aceitam, nem a telefônica. O dinheiro é energia de troca neste mundo que vivemos. Os xamãs trabalham com trocas. É absolutamente normal ! Muito difícil arrumar patrocinadores e muito mais ainda subvenção do governo. A grande questão, no meu ponto de vista é a exploração, é o abuso e o despreparo de condutores.
Que direito temos de julgar quanto vale o trabalho de alguém que usa seu tempo de forma honesta ? Porque uma pessoa que se dedica para o bem estar do outro, não pode ter uma parcela disso para o seu próprio bem estar? Porque que incomoda tanto se a troca for boa e justa?

Assim como tem um investimento para aprender yoga, tai-chi-chuan, I Ching, tantra, e outras praticas ancestrais, o xamanismo não foge a regra. Na Sibéria, que foi a célula-mater do xamanismo, tem uma Associação de Xamãs, que não permite que os trabalhos sejam de graça e nem permite abusos. Existe uma faixa de valores que o xamã pode praticar.

Na relação com o mundo dos espíritos ofertamos tabaco, flores, comidas, sacrifícios, dietas, abstinências, e outros. É uma relação de troca. Nada é de graça.
Estou falando isso sem apegos, pois ganho minha vida como professor de comunicação verbal(oratória) e como consultor de empresas. O trabalho que faço com xamanismo, serve para pagar parte do tempo para meus estudos xamânicos, manutenção do sítio, do meu ESPAÇO, pagamento das pessoas que fazem a produção do evento, luz, água, etc.
Sinto não haver restrições a quem ganha seu dinheiro vendendo carne, álcool, cigarros,refrigerantes, guloseimas, etc. A sociedade aceita isso, ou seja, comerciantes que contribuem para as maiores causas de doenças e mortes do mundo (obesidade, colesterol alto, câncer, etc), mas se incomodam com pessoas que ganham o seu dinheiro ajudando os outros. Me parece muito contraditório ! Você vê coerência nisso ?

Também não gosto de ver certos “xamanismos baratos”, que fazem anúncios de rituais sagrados como se fossem ofertas das Casas Bahia, tabelinhas de preço, estabelecendo comparações, colocando em dúvida a ética e a idoneidade daqueles que estão anos investindo em conhecimento e que têm o direito de fazer valer o seu trabalho.
Eu não faço xamanismo barato, peço um investimento que acho justo e digno com aquilo que investi e que posso oferecer. Eu já investi muito com viagens, livros, jornadas, iniciações e presentes etc. Agora, como tudo na vida, as pessoas precisam analisar o custo-benefício. Tem certas coisas na vida que não tem preço, e muitas vezes o barato ou de graça tem preços mais altos do que imaginamos.

Agora se uma pessoa não tem dinheiro é outra coisa. Pode-se estudar outra forma de troca, como trabalho, por exemplo. De graça é fazer pura demagogia. O amor é de graça, mas o tempo do condutor custa. Muitos condutores que conheço, fazem suas práticas de caridade e voluntariado. Agora cabe à cada um o livre arbítrio de como direcionar sua caridade. É diferente quando se atende um doente sem condições.

Ensinar xamanismo não é somente pratica de caridade, é o estudo de um caminho de conhecimento. Atender quem precisa e não pode pagar é caridade. Faço muitos trabalhos voluntários, parte do meu dízimo é para isso, agora não invisto em curiosos. Eu e minha esposa pagamos as mensalidades do centro que presidimos(pagamos para receber o próximo!). Do centro que eu fundei, dou meu tempo sem nada receber. Minha mulher faz trabalhos sociais em favelas.
Finalmente, o xamã tradicional não ensina xamanismo, não passa seus ensinamentos a outros que não sejam escolhidos por herança ou por provas Iniciáticas, sonhos, visões, etc. O xamanismo é ensinado por pessoas como eu e outros irmãos iniciados. Nossa sociedade tem tido acesso a esse conhecimento graças àqueles que se aventuraram a buscar nas tradições, nas provas iniciáticas e disciplinas o sacro-ofício.Além disso compartilham suas próprias visões e instruções e levam parte desses conhecimentos para as pessoas receberem confortavelmente nas cidades e nos sítios.

O dinheiro como toda a energia, foge das mãos daqueles que o discriminam. O dinheiro quando usado para "boas obras" é positivo. Quanto vale o auto-conhecimento, cura, equilíbrio e felicidade ? O que os condutores de praticas xamânicas fazem não têm preço. Não tem como colocar numa tabela. Vamos pois, meus irmãos, vibrar na prosperidade, que o Universo se encarrega dos detalhes.

Xamanismo - Fanatismo - Nova Consciencia


Quero compartilhar, como um observador, o que venho lendo, sentindo e ouvindo, em minhas meditações, sobre o que vem acontecendo não no xamânismo brasileiro como um todo, que é muito grande, mas fundamentalmente neste novo xamanismo que estamos vendo nascer. Um xamanismo que é praticado nos espaços urbanos, nos sítios, nas casas, nos jardins e até chegando às novelas.
Esse novo xamanismo surgiu da necessidade de um segmento de pessoas que buscam outros estados de consciência para viver de forma mais sagrada, ecológicamente correta, em paz e principalmente usar seu livre arbítrio, sem preconceitos. Assim elas unem-se àqueles que compartilham do seu caminho neste Universo de muitas moradas. Segundo Castañeda Dom Juan ensinou que um “homem de conhecimento” não é um guia de comportamento.
img
Os instrutores, xamãs, que fui encontrando em minha caminhada tinham suas diferenças de pensamentos e práticas, mas uma coisa em comum : o reconhecimento que humanos são todos irmãos e irmãs para cada outro e para as criaturas do planeta e a honrar o sagrado ponto de vista do outro. Em 1998 conversando com Walace Black Elk (fez a passagem da alma em janeiro de 2.004), o Alce Negro, líder dos lakotas (EUA) um dia após ter participado de uma INIPI, conduzida por ele próprio, fiquei encantado com as palavras doces, alegres, porém penetrantes que ele usava, referindo-se aos paises que usam a violência para obter a paz. Uma controvérsia ! Faz parte de seus ensinamentos que, a palavra “índio” o povo dele desconhece, eles são os povos da Terra, e os que não nasceram lakotas, não sabem realmente o que é ser um. Não são educados da forma lakota. Isso não se aprende em livros.
Ele também ensinou :
Os espíritos nos disseram que este é um lugar para viver em paz.
Este é um Lar de Paz e ...lakota significa paz.
Nós somos lakotas. Nós somos as lendas vivas
Nós vivemos na evidencia da paz.
Então são tempos dos corações das crianças aprenderem a serem homens de paz
O pensamento nativo, no mundo inteiro, está voltado para a paz, nenhuma tribo está com desejos de vingança, todos sabem que agora é o momento de nos unirmos em torno da Paz na Terra. Os nativos norte americanos cultuam o "Grande Mistério". Eles sabem que é a fonte e a origem de tudo o que é vivo. Usam mais parte do seu tempo para amar e respeitar.
Os que como eu buscam no xamanismo uma forma mais sagrada de viver; os sacerdotes, xamãs e líderes, reconhecem o poder da maneira humilde e tem a dedicação para rezar.
Tem um termo agora criado por nativos, enjoados com tudo o que acontece, que chama-se : XAMÃ DE PLÁSTICO. Esse termo é usado para pessoas que tentam se passar como xamãs ou líderes espirituais, mas que não tem nenhuma conexão genuína com a tribo ou tradição que ele diz representar.
Eles também alertam para os perigos dos praticantes sofrerem algum risco psicológico e emocional. A ilusão das pessoas se sentirem como participantes de uma tribo que só existe na psicose do condutor. Dizem :
Eles não têm comportamento ético, não foram instruídos por instrutores nativos, usam os nomes das culturas, prejudicam a reputação das culturas usando suas idéias e pensamentos como se fossem da cultura. Dão ao povo idéias falsas sobre cerimoniais e rituais.
Muitos ativistas nativos estão trabalhando no sentido de que os chamados por eles de “predadores” que exploram os nomes e as tradições indígenas, façam reparos inclusive de forma monetária. Eles dizem que nenhum nativo tradicional chama seus líderes espirituais de xamãs, que é um termo da Sibéria.
Parece até que para ter valor no xamanismo precisa de uma ligação indígena ! Se eu tenho não sei ! Só posso afirmar que meus avós eram genuinamente italianos. Posso afirmar que sou brasileiro e jamais negarei a minha raça e o nome que meus pais me deram. Isso eu aprendi honrando as raízes no próprio xamanismo. Acredito que eu vim para este mundo para ser Léo Artése. E estou me esforçando muito para aprender a ser irmão. Aprendi e aprendo com índios, brancos, negros e orientais.
No xamanismo meu vôo é solo. Não represento nenhuma tradição. Se fui índio em vidas passadas isso só serve para minha referência ou motivação interna, para o meus irmãos o que interessa é o que eu sou nesta vida. Que é ser um branco ! Se eu fosse para ser índio, Deus na sua infinita sabedoria me faria nascer numa tribo. Não vou passar a minha vida negando a minha raça, se estou em busca da minha verdade.
Sempre evitei acusar, julgar ou criticar esse ou aquele condutor, e nem responder conteúdos mal-intencionados, por mais que eu tenha vontade. Não é meu papel julgar ninguém, isso está começando acontecer com os próprios participantes. E o tempo será soberano e o retorno implacável. Essa é a lei ! Cada um que vista ou não a cartola, mas por respeito à tudo o que aprendi resolvi escrever este artigo.
Aprendi que um mestre verdadeiro não se autoproclama. Ele não necessita disso, seu exemplo de vida faz com que as pessoas o cerquem. Não incitam as pessoas ao ódio, a raiva, a perseguição, as calúnias, são guerreiros da paz. Não tem respostas para tudo pois sabem que a verdadeira caminhada começa dentro de nós mesmos, uma jornada interior. Não vive fazendo discursos repetitivos, unilaterais e delirantes. Incentiva seus discípulos a aprenderem por si mesmos, com livre arbítrio. Não fica falando o que pode e o que não pode ! Inspira a liberdade para as pessoas tomarem as decisões por sí mesmas.
Existem tipos de pessoas que não fazem a menor idéia do que está acontecendo em seus próprios mundos pessoais. São as ovelhas !
Atenção pois, todos os buscadores, o fanatismo só lhe atinge se sua inteligência estiver afetada. O fanático religioso aparentemente é normal. Ele cria inimigos aleatórios, os inimigos devem pagar, devem ser castigados. Inspira o ressentimento, a revanche, vingança de uma humilhação e o quadro só pode se completar se tiver um inimigo, pois do contrário não haverá um herói.
Cuidado ! O seu líder pode ter atitudes psicóticas e os sintomas são : dizer ter a verdade absoluta; que foi escolhido para uma missão; que tem uma vingança astral de vidas passadas. Leve os textos para um psiquiatra analisar. Soube de um psiquiatra que o pior de todos os fanáticos são os que incitam ações contra “os impuros”, “os infiéis”, “os falsos”, e daí desenvolvem uma estratégia de perseguição contra todos os que não concordam com ele. Ele faz do seu ego narcisista (eu falei, eu sou, eu faço, eu sei, etc.,) um sistema moralista cheio de raiva em relação àquilo que condena, como se pensar diferente é ser um inimigo que precisa ser destruído para reinar o bem. Ele perde o sentido de respeito com as pessoas que fazem diferente. Ele desafia e bate no peito : Quero ver quem pode comigo ! Todo o fanático é intolerante.
Se você nem aceita pensar diferente sobre seu líder já está dominado. Significa que abdicou de seu raciocínio crítico, tornou-se mero objeto de idéias delirantes, adotando expressões e pensamentos estereotipados, caretas, pseudo-moralistas , muitas vezes usando o sistema como escudo para manter proibicionismos e usurpar a verdadeira liberdade de expressão, reprimindo o potencial criativo ou de prazer genuíno das pessoas que é um dos maiores valores do pensamento nativo e espiritual.
Analise se você está tão submetido às idéias de um líder assim, e está aqui, agora mesmo, nesta leitura, achando um absurdo pensar diferente. Ou querer se apegar a qualquer coisa para salvar essas idéias doentes, e se decepcionar, ou melhor, se desiludir ao saber que um dia achou um mestre que poderia lhe trazer a iluminação e, depois descobre que por trás desse mestre também existia uma personalidade humana com suas falhas e defeitos. Principalmente os recém convertidos estão sempre convictos que a verdade chegou e tem que ser para todos, sem discussão.
O fanatismo é contagioso, atrai adeptos geralmente com crises pessoais intensas. Ele geralmente atrai pessoas vulneráveis, desesperados, desgarrados, incrédulos, rejeitados, desiludidos e rancorosos.
Enquanto os ativistas pregam em nome de uma causa justa : falta de alimentação, doenças, liberdade de expressão religiosa, conservação do meio-ambiente, liberdade no uso de enteógenos, etc.; o fanático assume uma postura intolerante em relação a outras idéias e trabalha para ser “do contra”. Certas verdades que alega são interpretações exageradas e mentirosas passadas de formas emocionadas, descontextualizadas . Ele é megalomaníaco ! Tudo para ele é grande ! Já curou milhares, já libertou milhares, tudo que ele faz é grande !
O fanático gosta de “maniqueísmo” , adora dividir o “bem do mal” , o “certo do errado”, “o falso e o verdadeiro”, que geralmente funciona com espíritos fracos. Não seja ingênuo! Fuja em quanto é tempo ! E quanto mais ele apresentar um cenário decadente, mais aceitação terá para as suas ações, canalizando ressentimentos de massa, através de uma promessa de vitória espetacular sobre o inimigo. A vitória final.
Também usam a palavra tocando num ponto fraco, o Ego : Você é o escolhido ! Você é muito importante para nós ! Sua missão irá salvar o Planeta ! E quando tocam pessoas com carência e predisposição para tal, dá-se o deslumbramento, o encanto, a adesão. O terror usa isso, persuadindo suicidas, de que estes estão prestando um serviço para Deus e serão recompensados, do outro lado.
Fico imaginando os discípulos. Na verdade são vítimas, alimentados por líderes mundanos, que se consideram apóstolos, pregam uma fé cega, assumindo o heróico papel de expulsar os demônios. Sentem-se os combatentes do mal e estão lá para salvar a humanidade do caos. Então, para justificar a sua função, vão vendo o demônio em tudo. Senão perderiam o cargo ! Portanto, criam uma fantasia divina maniqueísta: se não estão com eles, estão com o diabo. A base da retórica é o medo que se espalha na livre expressão, nos hábitos e costumes, na cultura, criando um mundo suspeito e hostil
É importante relembrar que a história da humanidade é também pautada por inúmeros episódios de fanatismos. Para eles não é importante somente ser um seguidor, ter uma missão espiritual. Alicerçados na sensação de superioridade sobre os demais, viram combatentes que devem expulsar os infiéis ou convertê-los e para isso os fins justificam os meios. Geralmente se apegam a um sistema pseudo-moralista, carregado de ódio. Talvez um bom nome para esse tipo de movimento seja neo-inquisição.
A maior característica do fanatismo é a intolerância e o sectarismo que aprisiona a liberdade de consciência. Eles parecem não ter idéias próprias, pouco inteligentes, têm um discurso repetitivo e delirante e no caso só atrapalham, irritam, causam conflitos. O grande problema é quando o fanatismo torna-se uma “causa suprema” e adota meios violentos e até cruéis. Hoje é crescente o número de sensitivos que canalizam mensagens . É muito tênue o fio que separa o fenômeno da canalização, da inspiração de uma personalidade humana.
Gostei muito de ler esta interpretação de Angeles Arrien, escritora do "Caminho Quadruplo', ed. Ágora :
A forma que o visionário tem de conservar a autenticidade e permanecer dentro do Arco Sagrado é dizer a verdade sem acusar nem julgar. Dizer a Verdade é um valor universal que destrói os padrões de negação e indulgência
Dizer a verdade, sem críticas ou julgamentos, é a capacidade de expressar as coisas como elas são. Podemos fazer sem abdicar de nossas idéias, refletindo maneiras de se expressar " com a língua e espírito.
Aqueles que usam da palavra para julgar ou condenar os outros, deveriam considerar com mais atenção a lei das manifestações, algo que os antigos magos praticavam. Os pensamentos e as palavras afetam em conjunto os padrões energéticos da nossa aura, gerando formas-pensamento que nos influenciam em todos os níveis, além de atraírem material astral que vibra na mesma sintonia. É a lei das correspondências.
Estamos vivendo um momento marcante, à medida que os novos tempos se aproximam a atenção da humanidade se focaliza nos medos e esperanças coletivos para o mundo futuro..Muitos pessoas sentem vida caótica e turbulenta emocionalmente.
Nestes tempos temos a oportunidade preciosa de superarmos a negatividade, concentrando no perdão e compaixão e liberdade. Vamos aprender com a jornada da humanidade através dos tempos. No xamanismo aprendi a respeitar os velhos por sua sabedoria e os jovens pela força e renovação.
A palavra tem uma singeleza e sutileza. Você percebe o grau de um ser, de acordo com a forma como se expressa. Os estudiosos afirmam que os anjos falam metafóricamente, como se fosse a PNL (programação neuro-linguística). Jesus Cristo falava por parábolas, os Mestres ensinavam através dos contos, usavam a palavra com maestria. Perceba como são lindos os Decretos da Fraternidade Branca. Reflita então, que tipo de mestre espiritual usaria termos chulos, agressivos, desafiadores ?
As entidades de luz falam sem emoção, são serenas, não sentem raiva, pois compreendem a existência humana, não brigam, mas mostram o caminho. Agora, não é para a compreensão de todos ! E não foi sempre assim ? Para a minoria ?
Os mestres xamânicos, se expressam poeticamente! Seus ensinamentos são expressos, abrindo o livro da Natureza. Uma verdade que se esconde debaixo de cada pedra, de cada folha. A Sabedoria ancestral, fruto da observação da vida do homem na Terra, passado de pai para filho, cruzando as eras e formando uma rede de poder.
Faço parte de um grupo que acredita que podemos criar um novo planeta. É o momento apropriado para explorarmos o Universo que existe dentro de cada um de nós. Uma boa oportunidade para conduzirmos nossas vidas. Mas é melhor usar as forças para proteger dos desafios naturais da vida e criar relacionamentos harmoniosos
Vamos começar pelo respeito às diferenças !
Quero propor à todos nós que buscamos expandir a consciência através do xamanismo, que usemos nossos esforços mais para construir do que destruir. Vamos focalizar as nossas medicinas para atender aos que nos procuram, ao invés de atacar grupos ou centros que por caminhos diferentes buscam a felicidade e se encontraram em seus lugares. Vamos voltar as nossas mentes para os Grandes Problemas que afligem nossa humanidade que é a fome, as doenças, a loucura, a violência, a exclusão, e não como cada centro pratica a sua fé.
Proponho cada um olhar para o seu próprio trabalho e procurar dar conta daquilo que está chamando para si. Pois se chamar algo maior do puder suportar o peso te achata. A lei do Universo é soberana. Vamos viver em paz uns com os outros, o que não significa concordar e sim respeitar.
E nesse momento eu chamo a paz dentro de mim, buscando a paz que vem de você que está lendo agora, para que chegue a paz ao nosso redor e que na paz possamos seguir.

Falsos Mensageiros

Wagner Frota - Jaguar Dourado


Gostaria de refletir com vocês um pequeno tópico para uma reflexão apurada de todos nós.
img Tenho visto e notado pelo mundo holístico que cada dia mais surgem novos terapeutas com praticas xamânicas, wiccanianas, druídicas, entre outras mais. Basta abrirmos qualquer jornal ou revista de terapia alternativa para encontrarmos cada dia mais um número maior de terapeutas que estão surgindo. Acredito que a espaço para todos, mas gostaria que todos passassem a procurar identificar entre eles, aquele que realmente são terapeutas e não picaretas. Desculpe-me a palavra, mas não encontro outra para definir as pessoas que usam a ingenuidade de pacientes, que na sua maioria são leigos e não conhecem o terreno que estão entrando e pedindo ajuda. Muitos caem nas mãos de pessoas sérias que passaram anos estudando as técnicas que utilizam para curar e auxiliar aqueles que vem lhe pedir socorro. Mas cada dia mais, um grupo de pessoas, vai parar em mãos erradas que só querem enganar os seus pacientes, arrancando-lhe dinheiro com sessões semanais, quando não diárias.
Nós que trabalhamos como Terapeutas Holísticos ou Alternativos, constantemente estamos expostos a opiniões e julgamentos de outras correntes, que nos dão os adjetivos de loucos, falsos profetas, picaretas, entre tantos outros adjetivos. E essas pessoas que não estudaram devidamente o Caminho terapêutico que estão exercendo, não ajudam em nada a eliminarmos esses adjetivos do qual somos tachados.
Gostaria de lembrar a todos que não é porque alguém fez um workshop de Xamanismo que passou a ser um Xamã. Não existe um curso “Torne-se um Xamã ou um Bruxo”. Se alguém fez algum curso desse, eu lamento dizer, mas essa pessoa foi enganada e provavelmente jogou dinheiro fora.
O xamanismo é um caminho, que para ser bem compreendido tem ser trilhado durante anos. O mesmo se dá com aqueles que seguem a Religião da Deusa. Tenho um amigo que sempre diz que há uma grande diferença entre estudar o caminho, conhecer um caminho e trilhar o caminho. No Caminho que percorro, costumo sempre procurar ver, sentir os sinais e ouvir os animais, as árvores e as pedras, antes de começar a trabalhar com uma pessoa no Caminho Sagrado. Afinal, esse é um caminho árduo e cheio de desprendimento, pois vivemos em função da cura de nós mesmos e da comunidade em que vivemos, e só aqueles que têm o coração puro e uma grande força de vontade pode realmente trilhar esse caminho.
Como vocês podem ver, o Caminho Sagrado não é para qualquer um. Creio que o mesmo deva ocorrer com outros caminhos. As Bruxas foram perseguidas durantes séculos devido à ignorância de nações governadas por mentes que só se interessavam pelo seu próprio bem através do poder que tinha e queria manter a todo custo. Mas felizmente, graças a Deusa, hoje estão renascendo com uma vitalidade maior, resgatando a sacralidade do princípio feminino, reverenciando os aspectos e atributos da Grande Mãe no seu dia a dia.
Peço a você que estão lendo esse texto, que fiquem de olhos abertos com os “Falsos Mensageiros” que se aproveitam do estado de espírito de pessoas que na maioria das vezes encontram-se em estado de aflição, a procura de palavras amigas e de um tratamento sério de purificação, alinhamento dos chackras, de um resgate de alma ou de seu animal de poder. Não cabe a nós julgarmos ninguém, seria sempre bom primeiro nos olharmos nos espelhos antes de qualquer julgamento, mas lembrem-se, que através de nossos atos, podemos ensinar muito a outras pessoas.
Vale a pena lembrar aos xamãs e bruxos que transmitem os ensinamentos e conhecimentos que aprenderam através de muito estudo durante anos. Que partilhem esses conhecimentos somente com aquelas pessoas que se apresentarem com impecáveis intenções e pureza de objetivos. Quando falo em partilhar eu também quero dizer, que não devemos iniciar todos aqueles que nos procuram. A Iniciação se dá no momento certo, eu sempre tenho o costume de dizer que o próprio "aprendiz" se auto-inicia, pois esta é uma Jornada Interior. Devemos observar esses aprendizes, e só depois de termos certeza de seus propósitos, façamos a cerimônia de Iniciação auxiliando-os a despertarem uma visão, que possibilitem a eles descobrir o divino que há em nós e, com isso, restabelecer nossa conexão com a natureza e com o mistério do cosmo, adquirindo capacidade e sabedoria para utiliza-los.
Geralmente pelo que eu pude observar nesses anos de estudo no Caminho Sagrado, poucos conseguem ir além da jornada de iniciação. Líderes Espirituais verdadeiros são raros. E raros também são as pessoas de conhecimentos, no meu caso, eu posso contar nos dedos das duas mãos essas pessoas. Não quero dizer que não existam mais do que cinco Líderes Espirituais, mas eu nesses anos de estrada só conheço esse número. Muitos dos que trilharam essa estrada pararam no meio do caminho, e ficaram satisfeitos em se tornar curadores. Converteram-se em mestres do seu próprio caminho. E há aqueles que são seduzidos pelo poder. Começam a cair sob o fascínio de seu próprio poder, seduzido por sua própria pessoa. Perdem-se durante o trajeto. E a jornada pode durar pelo resto de suas vidas.

Gostaria de lembrar a todos uma pequena frase, mais profundamente verdadeira dentro dos Caminhos da Magia: “A semeadura não é obrigatória, mas certamente iremos realizar a colheita.” Então irmãos e irmãs tenhamos muito cuidado, pois da mesma maneira que recebemos o poder, ele nos pode ser tirado. Como vocês podem ver existem muitas trilhas pelo Caminho, cabe a nós escolhermos o qual devemos seguir. Nós que trabalhamos com as Rodas da Medicina dos povos nativos, aprendemos a nos desprender de nosso passado, a enfrentamos nossos medos, a termos auto-controle, a nos harmonizarmos interiormente, a aceitarmos a dádiva da visão e a tarefa de melhor exercitá-la, a fim de criar um mundo ecologicamente melhor, e, individualmente sonhar com as possibilidades futuras de cura de Nós e da Mãe Terra.

Vida Plena!
Wagner Frota - Jaguar Dourado
www.xamanismo.com

5 comentários:

  1. Como sei que o dono desse blog nunca teria Coragem de publicar Opiniôes do publico em geral ,ao menos queria deichar aqui espresso e em tom ALTO e CLARO !!! JESUS CRISTO NUNCA PEDIU NADA EM TROCA DA MINHA E NEM DA SUA VIDA ,MORREU POR TODOS NÓS SEM NADA PEDIR E NÃO FOI EM VÃO;)

    ResponderExcluir
  2. meu amigo mas o intuito desse blog e informar e mostrar que existem no planeta opnioes diferentes das nossas!por isso somos maravilhosos e a terra é maravilhosa pq somos diferentes e se tiver alguma materia boa da sua filosofia de vida ou religiao que nao ofenda ninguem e vc quizer mandar para mim eu posto com muito prazer nesse blog mande seu email para mim com alguma materia resp.luz@gmail.com fica na paz do nosso senhor!

    ResponderExcluir
  3. Esse blog está maravilhoso, autêntico, transparente e sem a hipocrisia pregada por aí, da boca pra fora, sobre o mestre Jesus!
    "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

    ResponderExcluir

Minha lista de blogs

Visualizações de página do mês passado

Páginas