domingo, 17 de outubro de 2010

A INFLUÊNCIA DAS CORES


Segue abaixo um artigo sobre a influência das cores em nosso organismo. Espero que apreciem a leitura.
Os efeitos e as influências das cores sobre os seres humanos são muitos.
Cores Primárias: Azul, Vermelho, Verde, Amarelo.
Cores Secundárias: Preto, Cinza, Marrom, Violeta.
O branco não é citado, pois não é uma cor em si, mas sim a soma de todas as cores e possui um efeito neutro.
O preto, não é uma cor, e sim a total ausência de cor, mas possui forte influência sobre os seres humanos.
Neste artigo, vou passar  as informações sobre as cores primárias.
As Cores e suas influências:

Azul:
Favorece muito a criação e manutenção de um clima ou ambiente calmo e organizado em residências ou locais de trabalho, quando presente em paredes, adornos, luminárias.
Nas tonalidades mais escuras o azul é relacionado ao infinito e a eternidade, tons mais claros, ao êxtase místico.
Efeitos orgânicos: Diminuição do ritmo respiratório e da pressão sanguínea, inibição da descarga de adrenalina, efeito hipnótico no sistema nervoso central. Com a redução dos ritmos cardiocirculatórios, respiratórios e sanguíneos, o organismo tende a recarregar-se energeticamente.
Indicações: Casos de estresse, estafa, irritabilidade, pressão alta, obesidade, nervosismo, ciúme, medo, ansiedade, insegurança, insônia, alcoolismo e neuroses.
Contra-indicações: o azul, não possui contra indicações, salvo casos extremos de coma ou medos acentuados e fobias.
Vermelho: Cor ativa e estimulante, produz impulsividade, avidez, impulso sexual, desejo. O vermelho favorece a força de vontade, a conquista, a liderança e a vitória. Esta é a cor das pessoas que possuem dinamismo, são empreendedoras e em alguns casos até violentas ao extremo.
O vermelho é escolhido por preguiçosos e deprimidos, e muito rejeitados por pessoas agitadas e irritáveis.
Efeitos orgânicos: Aumenta o pulso, a frequência cardíaca, pressão arterial e o ritmo respiratório. Estimula a força vital e produz contração da musculatura (músculos comuns).
Indicações: Insuficiência cardíaca, pressão baixa, tristeza, impotência sexual, desinteresse pela vida, melancolia, paralisias musculares, anemias, preguiça e doenças debilitantes em geral.
Contra indicações: tensão emocional excessiva, pressão alta, paranóias, ira, loucura, cãibras musculares, doenças do fígado e da visícula biliar, insônia e excitabilidade exagerada.
Verde: O Verde é a cor da firmeza, perseverança, resistência, esperança. Também da segurança, auto-afirmação, amor próprio e do orgulho. é uma cor passiva, possessiva e repressiva. Sua influência, assinala persistência, determinação e obstinação.
A escolha do verde revela uma pessoa com força de opinião, conservadora e criativa. A Aversão ao verde, pode significar um estado de ansiedade para libertar-se de tensões reprimidas, redução da auto-estima,sensação de culpa e de fracasso. Pode ser sinal também de capricho excessivo e teimosia.
Efeitos orgânicos: Leve contração dos músculos involuntários.
Indicações: Depressão crônica, complexo de inferioridade, personalidade fraca, falta de motivação, prisão de ventre, crianças desatentas.
Contra- indicações: Hipocondria, úlcera gástrica, cólicas menstruais, diarréias.
Amarelo: Esta é a cor da vivacidade, Alegria, desprendimento e leveza. Produz desinibição, brilho, espiritualidade. É uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, está ligada a estados de euforia, expectativa e a espontaneidade.
A pessoa atraída pelo amarelo, é irregular em sua atividade, mas não chega ser irresponsável ou volúvel, se o verde significa persistência, o amarelo é a mutabilidade, o verde é a tensão, o amarelo é relaxamento e flexibilidade.
Efeitos Orgânicos: Reduz levemente a produção de ácidos gástricos.
Indicações: Manias, idéias fixas, preocupações excessivas, estafa mental, choro excessivo e constante, falta de confiança no futuro, doenças psicossomáticas em geral.
Contra-indicações: Imaturidade, infantilidade, doenças mentais, Síndrome de Down, mau desenvolvimento psicomotor, pressão alta, atraso menstrual, falta de memória, baixa capacidade de concentração e de cálculo.
Espero que aproveitem as dicas e utilizem as cores no seu dia a dia, de forma que tragam equilíbrio.
O Azul é uma cor suave, que produz calma, tranquilidade, paz e segurança. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. É uma cor passiva, sensível e unificadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Visualizações de página do mês passado

Páginas