segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Uma visão sobre a cromoterapia e apometria

 

Apometria

Nuven Apometria
Apometria é uma técnica de desdobramento entre o corpo físico e os corpos espirituais do ser humano. Não é propriamente mediunismo, é apenas uma técnica de separação desses componentes que pode ser aplicada em todas as criaturas, não importando a saúde, a idade, o estado de sanidade mental e a resistência oferecida. O método é utilizado por pessoas devidamente habilitadas e apresenta sempre resultado eficaz em todos os pacientes. O êxito da Apometria reside na utilização da faculdade mediúnica para entrarmos em contato com o mundo espiritual. Embora não sendo propriamente uma técnica mediúnica.

  

Uma visão sobre a cromoterapia

Disco de cor.gif
Várias foram às civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso das cores para tratamento de saúde. Na China e na Índia a cor era mais relacionada à Mitologia e à Astrologia. Na Grécia muitos filósofos-médicos foram absorver o conhecimento da ciência médica na fonte egípcia, com os sacerdotes-médicos. A Cromoterapia está intimamente ligada ao antigo Egito assim como a própria Medicina, data de 2.800 a.C. com IMHOTEP, considerado o Pai Universal da Medicina.
A cromoterapia nasceu no antigo Egito, com os sacerdotes-médicos tratando os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas. A terapia adormeceu por milênios; e ressurge como uma Medicina-energética, assim como a Homeopatia e a Acupuntura.
Diversos foram os pesquisadores do uso das cores, dos quais citamos:
JOHN OTT - Médico e Diretor do Instituto Sarasota – Flórida/USA, que pesquisou o efeito das cores sobre tumores cancerosos. Autor do livro “Health And Light”;
DINSHAH GHADIALI - Médico indiano, residente em New Jersey/USA, que estruturou a Cromoterapia em bases científicas. Autor de uma Enciclopédia, em 3 volumes, sobre a utilização das cores nas doenças;
NIELS FINSEN – Médico em Copenhague, Dinamarca. Autor do livro “Propriedades Actínicas da Luz do Sol”. Fundou o Instituto da Luz para a cura de pacientes com tuberculose. Realizou curas surpreendentes em cerca de dois mil pacientes com a aplicação da Cromoterapia, recebendo o Prêmio Nobel, em 1903;
RENÉ NUNES - Jornalista, Conferencista e Professor, de Brasília – Brasil (falecido em 1995), Um dos maiores cromoterapeutas do mundo que se dedicou à pesquisa e aplicação da Cromoterapia em mais de dez mil pacientes, obtendo grande índice de recuperação. Autor de diversas obras, das quais “Cromoterapia Técnica”. Foi o grande divulgador da Cromoterapia como ciência médica-energética no Brasil e no exterior.
A CROMOTERAPIA consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral do World Health Organization – OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais da OMS, Dr. Robert Bannerman
DEFININDO A CROMOTERAPIA
A cromoterapia se define como a ciência que utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção.
As setes cores do Espectro são:
- VERMELHO
- LARANJA
- AMARELO
- VERDE
- AZUL
- ANIL
- VIOLETA
A CROMOTERAPIA ESTÁ FUNDAMENTADA EM TRÊS CIÊNCIAS
Medicina – A arte de curar
Física - Ciência que estuda as transformações da energia, em especial no capítulo dedicado à natureza da luz: sua origem no espectro eletromagnético e seus elementos, como comprimento de onda, freqüência e velocidade;
Bioenergética – Ciência que demonstra a existência do corpo bioenergético, analisando a energia vital
A CROMOTERAPIA E A ESPIRITUALIDADE
Em seu livro “Mediunidade”, pág. 178, Edgard Armond* nos relata: Nas curas materiais e nas operações mediúnicas, as cores, veiculadas pelos fluidos oriundos da corrente magnética de base e pelas vibrações dos seus componentes, saneiam o ambiente, esterilizam o campo operatório e objetos de uso, estimulando ou acalmando os agrupamentos celulares; e nas curas espirituais, esses fluidos e vibrações coloridas da corrente neutralizam os impulsos maléficos dos obsessores, concorrem a modificar idéias, pensamentos e ulteriores, sentimentos, assegurando assim bons resultados para os trabalhos de doutrinação.


 

As Cores na Apometria

O SIGNIFICADO DAS CORES NA CROMOTERAPIA
Cromoterapia é uma terapia que auxilia nos processos de ativação de células doentes, recuperando-as. O principio está na captura das cores da natureza para aplicá-las nos campos energéticos, objetivando;
- recuperar nosso bem-estar
- nossa saúde.
- restabelecer o equilíbrio-cor,
- restaurar nossa aura
- restabelecer o equilíbrio físico,
- restabelecer o equilíbrio mental
- restabelecer o equilíbrio espiritual.
O VERMELHO é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquistas, liderança e senso de auto-estima. Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios.  Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. Usado em excesso: o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta.
O LARANJA é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto, traz as qualidades dessas duas cores e deve ser usado ao deitar, nas articulações, nas juntas doloridas, em dores de coluna, ciática, hérnia de disco, etc. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade. Desencoraja a preguiça. Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.
O AMARELO e o DOURADO despertam novas esperanças, no caso de resignação de doentes que desistiram da cura. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho, espirituosidade e espiritualidade. Diminui a ansiedade e as preocupações; fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite. Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria.  Simboliza: vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza. Usada em excesso: torna a pessoa irresponsável e volúvel. O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza.
O VERDE é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança, satisfação e fertilidade. Facilita a comunicação com as plantas, com os elementais e os espíritos da natureza.  Simboliza: vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde. Usada em excesso: determina orgulho, superioridade e arrogância.
O ROSA é o vermelho, temperado com as qualidades do branco. É romance, amor espiritual (sem conotação sexual). Eleva as vibrações e o contato espiritual, afasta energias negativas e promove fraternidade.
O AZUL ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Usada em excesso: Não possui contra-indicações.
O VIOLETA é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Traz poderes mentais. Deve ser usada para combater a insônia. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.  Usada em excesso: Provocando manias e fanatismo.
O BRANCO traz pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, substituto para qualquer cor.

Tratamento pela cor

TRATANDO ATRAVES DAS CORES
A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através de alimentos, líquidos e sólidos solarizados, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais.
Abaixo a relação em ordem alfabética de uma série de disfunções e as sugestões de utilização das cores para cada uma delas.
Agitação: Azul celeste – Índigo
Anemia: Verde
Angustia: Azul celeste
Asma Crônica: Verde – Laranja
Azia: Verde
Afecções da pele: Amarelo
Bronquite: Azul celeste – Laranja – Violeta
Cansaço ocular: – Índigo
Catarata: – Índigo
Câncer: Verde
Caspa, Calvície: Violeta
Circulação deficiente: Vermelho – Verde
Coração: Verde
Coragem (estimulo): Laranja
Corrimento (ovário): Violeta – Azul celeste
Cistos mamários: Verde
Doença mental: Índigo
Dor de Cabeça: Azul celeste – Verde
Dores em geral: Azul celeste
Diarréia: Azul celeste
Diabetes: Amarelo
Debilidade Física: Vermelho – Laranja
Desanimo: Laranja – Amarelo
Epistache (sangramento nasal): Índigo
Estresse: Índigo
Espinhas: Amarelo
Excitação: Índigo
Estômago: Amarelo
Eczema: Amarelo – Laranja – Vermelho
Erisipela: Verde
Espasmos: Azul celeste
Feridas: Verde
Furúnculos: Violeta – Verde
Febre: Azul celeste – Violeta
Fígado (cólica): Azul celeste
Fígado (doença): Amarelo
Flatulência: Amarelo
Glaucoma: Índigo
Garganta: Azul celeste – Violeta
Glândulas (desequilíbrio): Violeta
Gota: Laranja
Gripe: Verde – Vermelho
Hemorragia: Azul celeste – Índigo
Hemorróidas: Amarelo
Histeria: Azul celeste – Índigo
Hepatite: Amarelo
Icterícia: Amarelo
Incontinência urinária: Violeta
Intestinos: Amarelo
Infecções: Verde
Infecção do ouvido: Índigo
Indecisão – Insegurança: Laranja
Indigestão: Amarelo
Inflamações (em geral): Índigo – Laranja
Inflamações dos olhos: Índigo
Inflamação de garganta: Azul celeste
Insônia: Azul celeste – Violeta
Loucura (Agitado): Índigo
Laringite: Azul celeste – Índigo – Laranja
Miopia: Azul celeste
Mal estar: Índigo
Mal de Parkinson: Índigo
Menstruação escassa: Laranja
Menstruação excesso: Azul celeste
Mente fraca: Índigo
Neurose: Índigo
Nervo Ciático: Violeta
Nervos fracos: Amarelo – Índigo – Verde
Nevralgia: Verde – Laranja – Índigo
Ovário (Doenças): Violeta
Obesidade: Laranja
Ouvido (Surdez): Laranja – Azul celeste
Ovário (Inflamação/dores): Azul celeste – Violeta
Pâncreas: Amarelo
Palpitação: Azul celeste – Verde
Paralisia (parcial ou total): Vermelho
Pedra nos rins: Violeta – Amarelo – Verde
Pressão alta: Verde – Azul celeste – Violeta
Pressão baixa: Vermelho – Laranja – Amarelo
Pneumonia: Índigo
Prisão de ventre: Amarelo – Azul celeste
Pulmões: Laranja
Problemas sanguíneos: Verde
Psicoses: Violeta
Queimaduras: Azul celeste
Resfriado: Vermelho – Índigo
Respiração difícil: Laranja
Reumatismo e articulações: Índigo
Rins (inflamação): Violeta
Sinusite: Vermelho – Violeta – Índigo
Sistema nervoso – (Calmante): Azul celeste – Verde
Sedativo: Azul celeste
Tensão nervosa: Índigo
Tireóide: Azul celeste
Tônico (físico e mental): Verde
Tosse: Laranja
Tumores: Violeta
Ulcera interna: Verde
Urina (supressão): Verde – Amarelo
Vesícula (pedras): Laranja
Vesícula biliar: Amarelo
Voz (para melhorar): Azul celeste
Vômitos: Azul celeste – Índigo
Zumbido ouvido: Índigo
IMPORTANTE:
Os efeitos da cromoterapia são capazes de estimular uma melhora nos sintomas de uma doença, mas, todo o tratamento alternativo deve ser paralelo a um tratamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Visualizações de página do mês passado

Páginas