domingo, 7 de março de 2010



Masaru Emoto (em japonês: 江本勝 Emoto Masaru?) nasceu em Yokohama, Japão, no dia 22 de Julho de 1943 e é um fotógrafo e autor japonês que executou experiências com a água, submetendo-a ao pensamento humano, mas sem publicações científicas que comprovem suas experiências. Segundo ele, palavras ou pensamentos fazem com que as moléculas de água se comportem de formas diferentes. Essas proposições foram fortemente criticadas como pseudociência. Após submetê-las ao experimento, a determinada temperatura, são tiradas fotografias microscópicas das moléculas da água. Masaru Emoto tem um livro bastante conhecido sobre seus experimentos e ficou famoso ao tê-los divulgados no filme documentário "Quem somos nós".

Trabalho com Cristais de água e Críticas

Os experimentos de Emoto consistem em expor água a diferentes palavras, imagens ou música, e então congelá-la e examinar a aparência do cristal de água sob um microscópio
Críticos ressaltaram a falta de controle experimental  e condenaram Emoto por não liberar detalhes suficientes à comunidade científica. Ainda, Emoto tem sido criticado por desenvolver seus experimentos de forma que estejam suscetíveis ao erro humano
No trabalho diário de sua equipe, a criatividade dos fotógrafos em vez do rigor do experimento é uma política explícita de Emoto. Emoto admite abertamente que não é um cientista, e que os fotógrafos são instruídos a selecionar as fotografias mais bonitas.
James Randi, fundador do James Randi Educational Foundation e criador do famoso Desafio Paranormal de Um Milhão de Dólares, ofereceu publicamente um milhão de dólares a Emoto caso os seus resultados possam ser reproduzidos em um estudo duplo-cego.

Livros

Emoto é conhecido por ter vendido duas milhões de cópias de seus livros
  • Messages from Water, Vol. 1 (Junho de 1999), Hado Publishing,
  • Messages from Water, Vol. 2 (Novembro de 2001), Sunmark Pub. 
  • The Hidden Messages in Water (Abril de 2004 Ing., 2001 Jap.), Beyond Words Publishing 
  • The Message from Water III: Love Thyself (Janeiro de 2006), publicado por Hay House 
  • Water Crystal Healing: Music & Images to Restore Your Well Being (17 de Outubro de 2006), publicado por Atria Books 
  • The Shape of Love: Discovering Who We Are, Where We Came From, and Where We are Going (2007), publicado por Doubleday 

Referências

  1. How to Make a Water Crystal Photograph, Escrito em 15 de Setembro de 2005 no Website de Emoto
  2. Dr. William A. Tiller, outro pesquisador que participou do filme What tнe Bleep Do ωΣ (k)πow!?, demonstrou que os experimentos de Emoto são longe de científicos, já que os experimentos de Emoto não condizem com um dos três fatores chaves para o supercongelamento da água. Veja Tiller, William, 2005 (em inglês), "What the Bleep do we Know!?: A Personal Narrative", in Vision in Action (VIA), Vol. 2, Issues 3-4, pages 16-20.
  3. Por exemplo, veja Ho, Mae-Wan. (Em inglês) "Crystal Clear – Messages from Water", Part 4 of Institute of Science in Society (ISIS) miniseries "Water, Water, Everywhere".
  4. Por exemplo, veja Radin et al., 2006, página 408. Veja também Matthews, Robert, (em inglês) Water: The quantum elixir, New Scientist, April 8, 2006, [http://groups.google.co.il/group Resposta obtida no site oficial de Masaru Emoto "Estou certo que existiu o desafio da fundação alguns anos atrás. Disseram que nos pagariam um milhão de dólares se conseguíssemos provar cientificamente o que estavam a fazer. No entanto nem sequer lhes respondemos. A razão prende-se com o facto de eu conhecer a sensibilidade da água melhor que ninguém. Acredito, também, que é impossível preparar um ambiente de pesquisa com a ciência que os cientistas modernos aprovem. Mesmo se pudesse, custaria mais de dez milhões de dólares. Os equipamentos no nosso instituto são muito rudimentares, pesquisa individual no instituto onde algumas pessoas começaram sem qualquer apoio financeiro. Deste modo o nosso nível está longe de ser científico. Ao invés, é um nível de arte ou fantasia. Espero que verdadeiros cientistas consigam prová-lo num futuro próximo"./soc.culture.romanian/browse_thread/thread/acb7abf72e8d2ece Full text here].
  5. Veja trecho de uma entrevista feita com Emoto em Fevereiro de 2005 pelo The Maui News, disponível no site de Emoto (em inglês) here
  6. Entrada do diário de Emoto (em inglês) Twenty three- Vision 11 Casting Ourselves from the Principle of Yin and Yang, extraído de seu livro de 1994.
  7. Veja entrevista de 2005 feita por Ray Hemachandra em New Age Retailer, (em inglês) here, page 4.
  8. Talking to Water, Commentary, by James Randi, May 23, 2003.
  9. Seminário em Barcelona Masaru Emoto. Visitado em 20 de Março de 2008.

Ligações externas

== * Dica de Leitura do Livro Mensagem das Águas versão infanto-juvenil. Livro Gratuito. Basta acessar o Site e baixar a versão para Crianças em português

Disponível no Site Oficial do EMOTO PROJECT
Tradução de Marcello Grigol e Nicholas Braz Aguirre
http://www.emotoproject.org/english/picturebook/portugues/cover.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Visualizações de página do mês passado

Páginas