domingo, 1 de maio de 2011

Carl Jung

C. G. Jung (1875-1961)



Carl Gustav Jung nasceu na pequena aldeia de Kesswil, perto do Lago Constance, no norte da Suíça. Seu pai era um pastor suíço reformado e sua mãe vinha de uma família de pastores da região de Basel. Muitas de suas experiências como criança informariam mais tarde o desenvolvimento de suas teorias sobre a psique, incluindo seu próprio senso de ter duas personalidades distintas – uma uma criança suíça normal e a outra uma personalidade mais profunda, talvez mais velha – e experiências incomuns sua mãe e outros membros da família. Jung freqüentou a universidade em Basileia e formou-se em medicina em 1900. Sua dissertação sobre fenômenos sonambúlicos (mediúnicos) expôs seus primeiros pensamentos sobre o que se tornaria um elemento central de suas teorias; a psique, argumentou Jung, estava procurando maneiras de avançar, rumo a novos objetivos de desenvolvimento, em vez de olhar para os eventos anteriores na vida do indivíduo.

Após sua formação universitária, Jung assumiu uma posição no hospital psiquiátrico Burghölzli, em Zurique, sob a direção de Eugen Bleuler – naquela época o principal psiquiatra da Europa. Sob a direção de Bleuler, Jung se envolveu profundamente em experimentos com o teste de associação de palavras, desenvolvendo uma variedade de mecanismos inovadores para testar respostas fisiológicas a palavras de estímulo individuais. Desse trabalho, que aos 30 anos já o havia estabelecido como uma figura de destaque na psiquiatria, Jung desenvolveu os primeiros elementos de sua teoria do complexo, que seria um aspecto central de seu pensamento clínico posterior. Em 1906, depois de ler a Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud, e várias outras obras de Freud; Jung iniciou uma correspondência com o fundador da psicanálise que levaria a uma relação intensa e fatídica entre os dois homens.

Sigmund Freud era quase 20 anos mais velho que Jung, mas os dois quase imediatamente se tornaram intensamente conectados uns aos outros. Freud se referiu posteriormente a Jung como seu herdeiro aparente, o “príncipe herdeiro” da psicanálise. Jung, por sua vez, assumiu o papel de defensor das teorias de Freud contra a reação cética e até hostil à psicanálise da comunidade médica estabelecida. No entanto, as diferenças entre os dois eram evidentes desde o início, particularmente em relação à natureza do inconsciente, à importância de fenômenos extraordinários e à condução da pesquisa em psicanálise. Em 1911, apenas cinco anos depois de se encontrarem, a relação começou a deteriorar-se, pois Jung propunha várias revisões à teoria psicanalítica que Freud não conseguia acomodar. Em 1913, a relação entre Jung e Freud, que havia começado com tanta intensidade, rompeu-se com igual intensidade, cada um seguindo seu próprio caminho.

parte 01


Após o rompimento com Freud, Jung iniciou um período de auto-exame e investigação do inconsciente que foi diferentemente caracterizado como um encontro com o inconsciente e, por alguns, como um período de quase psicose. Os estudos contemporâneos rejeitaram as versões mais extremas desse período – não há realmente nenhuma evidência de que Jung estava passando por um episódio psicótico -, mas o significado do trabalho que Jung fez neste momento não pode ser subestimado. De 1913 a aproximadamente 1916, Jung estava profundamente envolvido no que pode ser melhor descrito como práticas meditativas profundas que extraíam material do inconsciente na forma de imagens e narrativas complexas associadas a essas imagens. Esse material, gravado em uma base quase diária, formou a base para a composição do Livro Vermelho, um relato das experiências de Jung que ele continuou a trabalhar e ilustrar até o início dos anos 1930. Foi a partir dessas experiências que Jung formulou os princípios de seu posterior ponto de vista clínico, o uso do que ele denominou imaginação ativa como o processo central da psique.

Durante aproximadamente esse mesmo período, Jung estava desenvolvendo uma teoria da personalidade que ele abordou pela primeira vez no final de seu relacionamento com Freud, enquanto tentava entender por que suas diferenças haviam se tornado tão intensas e irreconciliáveis. Em 1920 este programa de pesquisa resultou na publicação de seu livro Psychological Types, que ainda permanece como uma das primeiras tentativas sistemáticas de uma teoria da personalidade, e a inspiração para um dos testes de personalidade mais usados, o Meyer / Briggs. tipo index. Além do desenvolvimento da tipologia e do método da imaginação ativa, esse período viu o desenvolvimento dos elementos centrais da compreensão de Jung do inconsciente, da teoria do inconsciente coletivo e de seus conteúdos, os arquétipos (para uma discussão mais completa sobre o inconsciente). estes aspectos do sistema de psicologia de Jung ver o ensaio O que é Psicologia Analítica?)

Durante a década de 1920, Jung dedicou-se a uma investigação mais profunda do inconsciente coletivo, tanto por meio de sua prática clínica em Zurique quanto por meio de extensas viagens pela América do Norte, África e Ásia. Suas publicações durante esse período refletem seu interesse pelas dimensões espirituais da experiência humana, que ele manteve desde sua associação inicial com Freud, formando um aspecto central da saúde psicológica. Uma orientação religiosa era, na opinião de Jung, intrínseca à psique humana, independentemente da forma exata que tomou, e atender a esse aspecto da vida de alguém era essencial não apenas para o bem estar, mas para o crescimento em direção à totalidade da vida, que Jung se referiu como individuação.

parte 2


Com a ascensão dos nazistas na Alemanha, Jung caiu brevemente em um aspecto de sua própria teoria – a Sombra – que obscureceu sua reputação desde então. Os críticos de Jung muitas vezes deturpam esse período, mas não pode haver dúvida de que, entre 1933 e 1936, Jung fez uma série de declarações e apresentações públicas na Alemanha que tiveram um impulso nitidamente anti-semita para eles. Ao mesmo tempo, porém, Jung estava trabalhando para preservar uma base institucional para psicólogos, especialmente psicólogos judeus, que estavam sendo expulsos das associações psicológicas alemãs. Esse período é paradoxal e problemático na vida de Jung, mas em meados da década de 1930 ele se voltou contra qualquer associação com os nazistas e, uma vez que a Segunda Guerra Mundial estourou, ele foi recrutado por Allen Dulles para fornecer avaliações psicológicas da liderança nazista. Depois da guerra, Jung pediu desculpas por suas ações anteriores e escreveu vários ensaios tentando entender as forças culturais que permitiram que não só a Alemanha, mas também a Europa em geral, falhassem de maneira catastrófica.

A vida posterior de Jung foi dominada em muitos aspectos pelo desenvolvimento de uma relação incomum com o físico e a figura principal no desenvolvimento da mecânica quântica, Wolfgang Pauli. Vinte e cinco anos mais jovem de Jung, Pauli veio a Jung nos anos 1930 para a terapia, provocada por comportamentos erráticos e muitas vezes autodestrutivos. Jung havia encaminhado Pauli a um de seus alunos com instruções para coletar materiais que Jung pudesse estudar de forma independente. Este estudo resultou em uma das obras mais importantes de Jung, Psicologia e Alquimia, onde ele trouxe o interesse pela moderna protociência da alquimia para o diálogo com a psicologia, vendo o material anterior como uma tentativa de engajar fenômenos psicológicos por meio da psicologia. caminho do mundo material. O material de sonho de Pauli desse período tinha ressonâncias nitidamente alquímicas e ajudou a moldar os argumentos de Jung sobre a estrutura do inconsciente.

Enquanto seu relacionamento foi interrompido pela guerra, eles começaram um relacionamento mais direto após o retorno de Pauli dos Estados Unidos, levando a uma investigação colaborativa da relação entre a psique e o mundo material na forma da teoria da sincronicidade de Jung. A contribuição de Pauli para este período tardio do trabalho de Jung não pode ser super enfatizada, já que ele era uma das poucas pessoas com quem Jung poderia trabalhar em plena colaboração em assuntos tão profundos como a unidade final da psique e da matéria. Lamentavelmente, a colaboração foi interrompida pela morte de Pauli pelo câncer em 1958, mas juntos eles definiram uma área de pesquisa que continua a envolver tanto os psicanalistas junguianos quanto os físicos quânticos.

Jung morreu em 6 de junho de 1961, em sua casa em Küsnacht, nos arredores de Zurique. Sua esposa, Emma, ​​morrera em 1955; seus cinco filhos e uma grande família extensa sobreviveram a eles. O legado de Jung é complexo e, em muitos aspectos, permanece totalmente definido. Seu impacto no desenvolvimento da psicoterapia, e mesmo na psicanálise de Freud, é muito mais extenso do que freqüentemente se percebe. Seu impacto cultural foi profundo, não menos importante, já que sua teorização sobre a personalidade veio a moldar não apenas a prática da psicoterapia, mas também através de uma série de estudos psicométricos de liderança e gestão de organizações. O vocabulário das imagens coletivas inconscientes e arquetípicas é um subtexto constante – quando na verdade não é explícito – da análise da literatura, do cinema e das artes em geral. Sua ênfase na dimensão espiritual da psique humana e seu papel no desenvolvimento psicológico ajudaram a moldar os princípios dos Alcoólicos Anônimos e são cada vez mais reconhecidos por terapeutas sem experiência no pensamento de Jung como essenciais para a saúde mental. Sua influência também continua através da Associação Internacional de Psicologia Analítica e do trabalho da comunidade de analistas reconhecidos pela Associação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Visualizações de página do mês passado

Páginas