quinta-feira, 5 de maio de 2011

TAOISMO

União de filosofia e religião que prega a harmonia da vida


taoismo também chamado de daoísmo tem origem com as antigas crenças panteísticas e crenças xamânicas chinesas. Desenvolvida a partir da filosofia oriental, conhecida como Tao, a religião foi criada na China a partir dos ensinamentos de Lao Tse. Religião politeísta, o taoísmo acredita que o Tao tem o papel de criador de todas as coisas existentes. Para os taoístas, o Tao representa as diversas divindades adoradas por eles. 

De acordo com essa crença, a sabedoria do Tao é a única fonte do universo e deve ser um caminho natural dos acontecimentos da vida que todos devem seguir. Assim, os adeptos do taoísmo seguem a busca pelo Tao, que significa caminho e representa a força do universo


O símbolo do taoísmo representa o equilíbrio das forças positivas e negativas do universo.


O símbolo do taoísmo representa a ideia de dualidade presente nas coisas do universo. O yin e o yang são os elementos que representam as duas forças fundamentais opostas e complementares que fazem parte natureza.

Crenças do taoísmo


taoismo é um conjunto de crenças que envolve práticas e ensinamentos que guiam a vida dos seus adeptos. Mais do que uma religião, o taoísmo é uma filosofia de vida. 

Dividido entre as vertentes religiosa e filosófica, o taoísmo é uma corrente de pensamento que segue os ensinamentos de Lao-Tse como forma de encontrar harmonia na vida e com a natureza.

taoísmo prega alguns ensinamentos, como o desapego dos bens materiais sendo esta uma forma de alcançar o seu caminho; a contemplação da natureza como referência para as atitudes e pensamentos; a suavidade, o relaxamento e a flexibilidade em vez de força e rigidez; a generosidade de dar sem a expectativa de receber algo em troca; o princípio da não violência; e a simplicidade como forma de se aproximar da perfeição e da pureza.

Os taoistas realizam alguns rituais sagrados como o culto aos ancestrais, o exorcismo, a alquimia como cura dos males físicos, a magia para ter poder sobre a natureza, e a necromancia como forma de se antecipar ao futuro. Além desses rituais, os taoistas realizam outros que de acordo com sua doutrina religiosa são formas de se alcançar a plenitude espiritual. Entre as práticas taoistas destacam-se: meditação, prática do feng shui, leitura dos textos sagrados, e leitura da sorte ou adivinhação.

História do Taoísmo


Juntamente com o confucionismo e o budismo, o taoismo constitui as principais tradições religiosas da China e do Extremo Oriente.

Ela tem origem por volta do século II a.C., durante a dinastia de Han. A religião tem seus ensinamentos atribuídos a Huang-Ti, conhecido como o mítico Imperador Amarelo, e a Lao Tse, tido como o fundador da doutrina taoísta. Huang-Ti, além de ser considerado responsável pela disseminação dos ensinamentos do taoísmo, aparece para a tradição chinesa como criador de outros elementos da cultura chinesa como a astrologia e a medicina.

Lao Tsé: criador da filosofia taoísta

Lao Tse, de acordo com a tradição chinesa, escreveu o livro sagrado do taoísmo. Conhecido como o livro do Caminho e da Virtude por alguns, o Tao Te Ching é um de 5.500 palavras, no qual estão escritos os ensinamentos religiosos e filosóficos adquiridos por Lao Tsé na busca pelo Tao.

Na China, as atividades taoístas são reguladas pela Associação Taoísta da China e reconhecida pela República Popular da China como uma das suas cinco religiões do país. Além da China, a religião está presente em outros países com um grande número de seguidores em Hong Kong e na Tailândia. Devido à difusão através da prática de artes marciais que utilizam os ensinamentos pregados pela religião, como o equilíbrio entre o yin e o yang, o taoísmo ficou conhecido mundialmente. Atualmente, existem cerca de 20 milhões de adeptos do taoísmo no mundo, segundo o Centro Apologético Cristão de Pesquisas - CACP.

No Brasil, o taoísmo foi introduzido com os imigrantes chineses na metade do século XX. Fugindo da Revolução Comunista Chinesa, que passou a aplicar sanções às religiões ou filosofias que fossem de encontro com suas ideias, o taoísmo encontrou espaço no país em suas duas vertentes: tanto na corrente filosófica quanto na religiosa. Hoje, a religião é representada pela Sociedade Taoísta do Brasil, criada na década em 1991 e com sedes e templos nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Visualizações de página do mês passado

Páginas